CURSO GRÁTIS ONLINE! Como Conquistar Seu Emprego.

CURSO GRÁTIS ONLINE! Como Conquistar Seu Emprego.

Está em busca de OPORTUNIDADES, mas se sente desorientado? Então, este CURSO é para você.

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

O que é o Programa Jovem Aprendiz?

O que é o Programa Jovem Aprendiz?

Fala galera! Quer saber mais o que é o Programa Jovem Aprendiz e como se preparar para uma oportunidade no mercado? Então acompanhe esse artigo com todos os detalhes sobre o assunto!

Hoje em dia a facilidade ao ingresso no mercado de trabalho é maior que no passado, visto que há programas específicos para ajudar nessa missão, sendo um bom exemplo o programa Jovem Aprendiz.

O Jovem Aprendiz já uma tendência para os jovens que desejam sua primeira vaga de trabalho, pois desde sua criação no ano de 2000 já ofereceu diversas oportunidades.

Assim, esse programa tem o intuito de firmar parcerias com instituições e empresas tanto do setor público quanto do privado para disponibilizar vagas de emprego à adolescentes e jovens.

Mas, o grande diferencial desse programa do governo federal é que essa ideia vai muito além de uma vaga, pois há todo um processo para a capacitação profissional do jovem.

A qualificação nessa etapa da vida é essencial para formar bons profissionais no futuro, além de ser uma ótima oportunidade para melhorar os índices de desemprego nessa faixa etária, já que um dos grandes empecilhos no mercado é quanto a inexperiência.

Sendo assim, se você está preocupado com a sua carreira profissional desde cedo, saiba que o programa jovem aprendiz pode ser a chave de ouro na sua vida, visto que agrega benefícios imagináveis ao seu currículo.

Então, vamos parar de conversa fiada e vamos saber como essa política pública pode lhe ajudar na primeira oportunidade de emprego? Vamos lá?!

o que é Jovem Aprendiz 1024x678 - O que é o Programa Jovem Aprendiz?
O que é Jovem Aprendiz

Afinal, o que é jovem aprendiz?

Muito se fala sobre esse programa, mas exatamente o que é o jovem aprendiz? Tenho certeza que você já teve muitas dúvidas sobre o assunto!

Basicamente, é um programa de iniciativa pública que visa a inserção de jovens com idade entre 14 e 24 anos no mercado de trabalho, gerando experiência para ambas as partes envolvidas.

Dentre os principais objetivos do programa jovem aprendiz pode-se citar a estimulação do jovem para o setor profissional, preparação e qualificação para o mercado de trabalho brasileiro e capacitação de mão de obra.

Para garantir os interesses de todos, é feito um contrato de trabalho especial, chamado de contrato de aprendizagem, no qual regulamenta os direitos e deveres do jovem aprendiz no prazo de 12 meses.

Vamos ver então como funciona o jovem aprendiz no cotidiano?!

Como funciona o programa Jovem Aprendiz 1024x683 - O que é o Programa Jovem Aprendiz?
Como funciona o programa Jovem Aprendiz

Como funciona o programa?

Uma das principais dúvidas dos jovens é como funciona esse programa de aprendizagem do governo, mas saiba que não há mistérios.

De modo geral, o jovem aprendiz é dividido em duas partes, uma voltada para a capacitação técnica profissional e outra para a qualificação no mercado.

Com relação à formação técnica, há um curso presencial no qual os jovens participam, conhecido como curso de aprendizagem, devendo ser ofertado por uma instituição educacional credenciada ao governo, tendo como exemplo o Senai, Senac e CIEE.

Já quanto à qualificação prática, é feita uma inserção do jovem em uma empresa cadastrada, no qual é feito o acompanhamento constante por um profissional experiente, garantindo a formação adequada e o bom desenvolvimento do aprendiz.

Assim, esse conjunto técnico-profissional é super importante para preparar os jovens para as melhores vagas de emprego disponíveis no mercado, aprendendo na prática como participar de uma equipe e construindo uma profissão.

Salienta-se que após o contrato anual o jovem aprendiz tem o direito à um diploma, certificando a sua qualificação profissional técnica na área em que desenvolveu suas atividades.

Regras para participar do Jovem Aprendiz 1024x678 - O que é o Programa Jovem Aprendiz?
Regras para participar do Jovem Aprendiz

Conheça as regras para participar do Jovem Aprendiz

Se você está achando que participar do programa jovem aprendiz é fácil e rápido, não se engane, pois se trata de um processo de seleção rigoroso e que pode demorar um pouco.

Mas, para não perder tempo confira a seguir algumas regrinhas básicas que você deve estar antenado:

  • Estar cursando o ensino básico (fundamental ou médio);
  • Realizar inscrição no programa de jovem aprendiz do seu município de residência;
  • Possuir no mínimo 6 horas vagas por dia para dedicar-se ao trabalho;
  • Ser de baixa renda ou ter/estar cursando os estudos no ensino público.

Por isso, saiba que o programa jovem aprendiz proporciona ótimos benefícios tanto ao estudante quanto à empresa e sociedade, pois de acordo com pesquisas o Brasil está no ranking dos países com as melhores taxas de emprego na juventude.

Mas, para aproveitar de todas as vantagens que o programa de aprendizagem tem a lhe oferecer é preciso estar preparado, visto que a seleção é composta por diversos jovens, com ótimas qualificações.

Então, enquanto espera a sua oportunidade, é crucial realizar cursos de formação que agreguem valor ao seu currículo, como curso de idiomas, informática, atendimento ao público e etc. 

CURSO GRÁTIS ONLINE! Como Conquistar Seu Emprego

CURSO GRÁTIS ONLINE! Como Conquistar Seu Emprego

Receba agora em Seu Email o passo a passo para Colocar em Prática e Conquistar sua Vaga no Mercado de Trabalho!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Vinicius
Vinicius

Me chamo Vinícius Floriano, mas pode me chamar de Vini. Sou professor há mais de 15 anos e aqui no Seu Trampo, entrego informações gratuitas para ajudar você que deseja aumentar suas oportunidades para o Mercado de Trabalho.

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *